Mianmar

CAMPANHA DE EMERGÊNCIA #SAVEMYANMMAR
Estamos aqui pra fazer um apelo!

Mianmar, antiga Birmânia, um país do sudeste asiático com 60 milhões de hab., vizinho da Tailândia, há cerca de 2 meses está sob o comado de uma junta militar, que deu um golpe de Estado quando um novo parlamento eleito iria tomar posse em 1 de fevereiro.

Os militares já governaram o país por mais de 50 anos e silenciaram toda e qualquer oposição, perseguiram minorias étnicas, prenderam, torturaram, extorquiram, atacaram vilas e aldeias. E é exatamente isso o que está acontecendo de novo.

Logo após o golpe, a população foi às ruas, em protestos pacíficos, em vigílias, passeatas, em sua maioria protagonizadas por jovens. No início eram reprimidos com canhões de água, depois com balas de borracha e agora com munição real.  

Mais de 600 pessoas já foram assassinadas, dentre elas 48 crianças, e mais de 3 mil detidos, sendo que 80% destes ainda permanecem presos e dos quais não se tem nenhuma informação. Não se sabe se estão vivos ou mortos. No dia mais sangrento, no final de março, foram mortas mais de 100 pessoas.

Além disso, os militares estão atacando vilas no interior, em especial o povo Karen, com bombardeios na madrugada. A população, em pânico, tem fugido para as florestas. Na semana passada, um destes grupos, com cerca de 20 mil pessoas, tentou buscar abrigo na Tailândia, atravessando um rio que faz fronteira, mas foram impedidos de permanecer lá e tiveram que voltar para as florestas. São famílias inteiras submetidas a condições extremas de sobrevivência, com mulheres, crianças, idosos, enfermos, totalmente vulneráveis e desassistidos. Uma grave crise que não dá sinais de estar terminando.

O ABUNA tem trabalhado na Tailândia há 3 anos. Antes desse conflito começar já planejávamos servir as comunidades no interior do país vizinho Mianmar. Agora, nossa intervenção se faz urgente! Mas não conseguimos ir sozinhos… Por isso deixo aqui meu apelo:

  1. Ore pela paz em Mianmar! Ore pelas famílias enlutadas, pelos feridos, pelos deslocados. Ore para que a comunidade internacional intervenha e dê um basta nesta violência.
  2. Faça barulho nas redes sociais! Divulgue, ajude o povo de Mianmar a pedir socorro, uma vez que os militares derrubaram o sinal de internet no país e eles estão incomunicáveis. Vamos ser sua voz!
  3. Faça sua doação! Nós abrimos um Fundo de Emergência para Mianmar, e separamos uma conta bancária específica para isso. Nosso alvo inicial é levantar US$ 2,500, cerca de R$ 15 mil, que será usado imediatamente para compra de alimentos e medicação. Nossa equipe, que está próxima à fronteira, junto com parceiros locais, se encarregarão de fazer a entrega aos mais necessitados.

Não deixe passar esta oportunidade de ajudar! Doe agora. Doe generosamente. Seja a resposta que eles precisam! Vem com a gente!

Doações (para esta Campanha):

  • Chave PIX: contato@abuna.org.br
  • PagSeguro: através da nossa página (www.abuna.org.br/doe)
  • Transferência Bancária:
    Banco SICREDI (748)
    Agência 0726, conta 15.049-3
    CNPJ 29.615.177/0001-84

@abunabr #SomosAbuna #SaveMyammar #SaveKaren #Myanmar