Categorias
Reflexões

O dia que plantei minha primeira araucária

Difícil descrever minha alegria e sentimento de realização. Em nossos dias plantar uma árvore se tornou um ato de protesto e resiliência. Hoje, numa extravagância ecológica, pudemos plantar várias: bananeiras, pau-d’alho, jatobá, ipê-roxo, guapuruvú, jacarandá-carobá, fruta-do-sabiá… e uma que carrega um significado especial: a araucária! Árvore majestosa, símbolo do Paraná, mas que pela ganância humana está em risco extremo de extinção.

Os dias não têm sido fáceis. Em plena pandemia milhares continuam sendo obrigados a fugir de suas casas pra sobreviver. Pior. Têm sido rejeitados! Por outro lado, que dizer das imagens de nossas matas incendiadas e milhares de animais e aves mortos e feridos? situações que causam-me dor intensa, mais do que consigo suportar.

Que fazer? Entre a paralisia da angústia e a ingênua esperança da vida há um estreito fio de fé. Me agarrei nele e tenho lutado desesperadamente contra este sistema-morte com pequenos possíveis atos revolucionários de amor. Alegrem-se comigo! Hoje eu plantei minha primeira araucária!!! uma pequena arvorezinha que poderá viver de 400 a 700 anos!

Este estreito fio de fé, contra todas as circunstâncias, continua a me dizer que é preciso amar e cuidar de gente ferida e rejeitada, só assim experimentarei minha essência, a comunidade para a qual fui criado. Diz também que é preciso amar, proteger e restaurar a Criação, ainda que fosse nosso último dia sobre a terra.

Hoje, lá no jardim, eu não estava só. Meu filho Gabriel e sua noiva Stefani estavam comigo, trabalhando em silêncio. Na verdade, eu que que estava ao lado deles. Não sei se eles percebem o tanto que me ensinam e encorajam (D’us tem cada anjo…). Há lições tão profundas que não conseguimos expressar em palavras. Há orações tão sublimes que só são feitas pelo coração, não chegam aos lábios.

Obrigado, Senhor, por não me deixar desistir e me abater e sempre me mostrar o caminho do recomeço, da restauração, da esperança. Teu amor é tão perfeito e sábio. Quem ousaria questionar teus caminhos?

Aceita, Pai, este dia como uma oração.

@abunabr @agro.abuna @gab.pradoo

#maringa #agrofloresta #araucaria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *