Categorias
Yazidis

Yazidis atacados em Sinjar

Sob o pretexto de atacar terroristas o governo turco acaba de bombardear pesadamente a região do Monte Sinjar, no Curdistão Iraquiano (norte do Iraque). Esta é a terra ancestral dos Yazidis e Curdos, que junto com a minoria cristã, foi alvo do ISIS em agosto de 2014 e vítima de um massacre e enorme êxodo humano. Estes três povos têm sido, há séculos, alvos de um genocídio indescritível e ignorado pelo mundo.

Em 2014 milhares de mulheres e meninas Yazidis foram feitas escravas sexuais pelos terroristas do ISIS por anos. Com muito esforço e sacrifício, sem apoio internacional, eles se organizaram e conseguiram expulsar o ISIS de suas terras. Nos últimos meses foram descobertas dezenas de valas comuns com milhares de corpos. Após 6 anos morando em acampamentos de refugiados em péssimas condições, há cerca de 10 dias aproximadamente 200 famílias voltaram às suas terras para reconstruir das cinzas.

No ataque de hoje, uma escola e um hospital foram (intencionalmente?) destruídos. O que dizer? A quem pedir socorro? Como orar?

Hoje abrimos a semana em que se celebra (?) o Dia Mundial do Refugiado (20 junho). Que tragédia! Há dois anos, numa missão pastoral-humanitária, estive na região, a apenas alguns quilômetros da área bombardeada hoje. Visitei famílias sobreviventes do massacre de 2014. Desfrutei da sua hospitalidade. Ouvi suas histórias. Força e beleza se misturam em sua cultura, notadamente sua música e gastronomia. Ri e chorei com eles. Mas as cicatrizes no corpo e na alma testemunhavam… Estavam cansados de tanta luta.

Planejei voltar. Não fosse o fechamento das fronteiras por conta da pandemia, estaria lá novamente mês passado. Se puder, ao ler estas linhas, separe um tempo de oração por estas famílias (Yazidis, Curdos e Cristãos). Não é só pelo ataque de hoje. Há um clamor por paz e segurança que só o Senhor pode dar.

Ore para que parem os bombardeios e ataques.
Ore pelos feridos deste e de outros ataques. Mulheres e crianças. Doentes, idosos.
Ore por consolo por aqueles que perderam parentes e amigos.
Ore por restauração dos seguidos traumas que sofreram.
Ore com todas as suas forças para que o deus da guerra e da morte seja derrotado.
Que os pequeninos sejam fortalecidos.
Que portas se abram e que o evangelho da paz inunde esta terra, como as águas cobrem o mar.

Senhor, tem misericórdia!

Foto: Delil Souleiman – AFP (2014)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *