top of page
Image by Samuel Martins

ORE

preparando o coração e mente para orar por refugiados.

Imagine a si mesmo como um refugiado, como se você e sua família tivessem sido obrigados a mudar para outro país, outra cultura, deixando tudo pra trás…

Como você gostaria que as pessoas orassem por você?
Leia as passagens bíblicas:

Dt 10.18,19; Salmo 107.1-9; Salmo 34.18; Mt 25.31-46; Mt 22.37-39; Gl 6.10
 

Peça que o Espírito Santo lhe guie enquanto ora pelos refugiados.

ORAÇÃO PASSO A PASSO

Que promotores da paz, verdadeiros conciliadores, sejam levantados e tragam paz aos países onde a guerra, violência e perseguição estão forçando as pessoas a abandonarem suas casas. Ore pela paz: Síria, Afeganistão, Somália, Eritreia, Iraque, República Democrática do Congo, Sudão do Sul, Sudão, República Centro Africana, Nigéria, Myanmar, Vietnã e Colômbia.

pexels-ahmed-akacha-4959221.jpg

Paz e promotores da paz

Image by Timothy Barlin

Necessidades básicas

Que suas necessidades essenciais de segurança, abrigo, água, comida e cuidados médicos sejam supridas. Que o Pai Altíssimo ouça o seu clamor e os leve a um lugar de segurança. Em muitas circunstâncias o refugiado terá que aprender uma nova língua e um novo trabalho. Ore por forças emocionais para que consiga enfrentar estes desafios, mesmo com tão poucos recursos e apoio.

Image by Joel Muniz

Esperança e cura

Que pessoas amáveis e comprometidas sejam levantadas e levem esperança aos refugiados. Que médicos, psicólogos, pastores e terapeutas sejam canais de esperança, gerando cura física, mental e emocional. Ore especialmente pelas crianças e adolescentes que sofreram agressão física ou que testemunharam atrocidades contra seus familiares. Que suas memórias sejam curadas. Que possam perceber a presença do Pai Eterno com eles, que sejam libertas do medo e ansiedade. Que sua fé seja renovada, produzindo esperança e alegria a cada amanhecer.

Que os refugiados encontrem uma igreja acolhedora em seu novo país. Que mais pessoas e igrejas nos países receptores abram seus olhos e corações para perceber, acolher e servir aos refugiados. Existem também muitas igrejas dentro dos campos de refugiados, sendo lideradas por pastores refugiados. Muitos refugiados buscam apoio e esperanças nestas igrejas. Que estas pequenas comunidades sejam fortalecidas em sua fé e seu testemunho, sendo benção ao seu povo.

Image by Jon Tyson

Igrejas

acolhedoras

Image by mark chaves

Mulheres

e crianças

Eles estão entre os mais vulneráveis. São mais da metade dos refugiados no mundo. Que sejam livres do mal, das pessoas que querem explorá-los, como as redes de tráfico humano, de exploração sexual e de tráfico de órgãos. Ore pelos órfãos, pelas mães que perderam seus filhos… Que a igreja seja uma verdadeira família, uma rede de amor, abrigo e proteção aos mais frágeis.

Eles estão longe de casa. Perderam seus amigos e muitos estão longe de seus pais e familiares. Ao olharem para trás, não encontram alternativa. Por outro lado, tem uma grande capacidade para aprendizagem da nova língua, são mais versáteis e fortes fisicamente. Podem aprender uma profissão, e normalmente tornam-se o apoio da família. Que sejam abençoados com flexibilidade, criatividade e perseverança.

shutterstock_335351210.jpg

Jovens

pexels-ahmed-akacha-4959222.jpg

Países Receptores

85% dos refugiados encontram-se em países pobres e em desenvolvimento, com economias que enfrentam muitos desafios. Estes países têm que lidar com grandes ondas migratórias, com milhares de refugiados chegando num curto período de tempo, e sem ajuda internacional. É comum que surja preconceito contra os que chegam. Ore para que os refugiados não sofram com o racismo e a xenofobia. Que os governos e a população se abram para acolher. Lembre-se dos países que mais recebem refugiados: Paquistão, Turquia, Líbano, Jordânia, Sudão, Iraque, Irã, Egito, Quênia, Chade, Etiópia.

Ore pelos milhares de trabalhadores e voluntários que atendem incansavelmente os refugiados ao redor do mundo. Por sua segurança e saúde emocional. Que haja recursos financeiros suficientes para as agências internacionais prestarem os serviços humanitários. Ore também para que os líderes mundiais tenham sensibilidade para com os milhões de refugiados e busquem juntos novas soluções.

shutterstock_390326434.jpg

ONU (ACNUR) e agências humanitárias que servem refugiados

Image by Ninno JackJr

RHP Brasil – Refugee Highway Partnership

A RHP é uma rede internacional de organizações evangélicas que servem aos refugiados em diferentes países. Ela é o braço especializado da Aliança Evangélica Mundial (WEA) para este grupo. Que o Pai continue levantando cada vez mais organizações e pessoas, sejam elas voluntários, pastores ou missionários, para ministrar aos refugiados, nos grandes centros urbanos e nos campos em áreas remotas. Ore por esta iniciativa, para que gere muitos frutos.

Nosso país tem se convertido no destino de muitos refugiados, vindos de diferentes países. Há muito a ser feito para que o refugiado seja integrado à nossa sociedade. Somos um país de migrantes, mas temos memória curta e vivemos dias de acirramento de ânimos, gerando preconceito e ódio. Ore para que nossa sociedade não se feche ao estrangeiro. Que nossos governos (Federal, Estadual e Municipal) busquem soluções. Ore pelas organizações governamentais envolvidas no acolhimento aqui no Brasil (CONARE, ACNUR, entre outras), pelas pessoas que trabalham ali. Por fim, ore pelos milhares de refugiados e solicitantes de refúgio que já estão no Brasil. Que encontrem aqui uma nova vida e esperança.

ikkiik.jpg

Refugiados

no Brasil

_119924392_deeper_afghanistan_family_getty.jpg

ore pelo afeganistão

Desde o início do ano, quando as tropas americanas começaram a desocupar o Afeganistão, os moradores locais têm vivido sob um clima de muita pressão e incerteza. Sobretudo aqueles que nesses quase 20 anos de ocupação estadunidense se demonstraram contra o Talibã, ou serviram ao exército americano como intérpretes e outras funções de suporte.

O Afeganistão foi, mais uma vez, tomado à força pelo grupo extremista islâmico Talibã. Apesar de seus líderes afirmarem neste primeiro momento que não repetirão o radicalismo do passado, sendo historicamente um grupo fundamentalista violento, é natural esperar por um governo extremista. Isso explica porque milhares de pessoas estão tentando fugir do país de forma desesperada.

As maiores vítimas desse regime opressor são as meninas e mulheres, que devem perder os poucos direitos conquistados nos últimos anos (como o de estudar e trabalhar fora, por exemplo). Os cristãos, que já eram perseguidos antes, agora tendem a viver momentos ainda mais difíceis.

 

O Afeganistão é o segundo país na lista mundial de perseguição aos cristãos. Ser cristão ali é praticamente uma sentença de morte. A perseguição, diante das atuais circunstâncias, tende a aumentar drasticamente com a retomada do Talibã.

 

Ore pelo povo do Afeganistão! Que a comunidade internacional e as forças políticas locais encontrem um caminho de paz. Ore pelos cristãos perseguidos. Que sejam fortalecidos e seu testemunho, mesmo diante da morte, dê frutos.

 

Ore pelos milhares que estão buscando segurança em países vizinhos. Que sejam acolhidos. Louve ao Senhor pela igreja afegã, que mesmo pequena e aparentemente frágil, em meio a muita perseguição tem crescido e se fortalecido!

WhatsApp Image 2021-08-20 at 12.41.25.jpeg

Ore pelos talibãs

GettyImages-1234760203.jpg

O Talibã, grupo radical islâmico que assumiu o controle do Afeganistão, é conhecido por sua interpretação ultra restrita da Lei Sharia. Sob o seu controle, mulheres e meninas têm sua liberdade extremamente restringida, e não são admitidas outras expressões de fé. Perseguição e morte aos “infiéis”, especialmente os cristãos, são executadas como atos de fervor religioso.

Nossa primeira reação é rogar ao Pai por sua destruição. Ainda que a Palavra nos permita essas “orações imprecatórias” (quando buscamos o juízo de D’us sobre quem nos persegue), será proveitoso utilizarmos este exemplo para aprofundar nossa mentalidade cristã.

Ao lembramos as palavras do Mestre: “Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os pespeguem” (Mt 5.44), e ainda, “Façam bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam...” (Lc 6.27ss), propomos INTERCEDER também pelos soldados do Talibã, afinal, nosso alvo maior é sermos parecidos com Cristo, termos a sua mente e coração, sinalizando assim seu reino entre nós.

- ORE para que o Espírito Santo gere em nós um amor e compaixão genuínos pelos Talibãs e por aqueles que nos perseguem.

- ORE para que tenham um encontro com o Senhor Jesus, o Príncipe da Paz. Nos últimos anos são frequentes os testemunhos de ex-terroristas que tiveram uma visão do Senhor Jesus. Que muitos Talibãs tenham essas revelações, ou que possam ouvir a Palavra de forma poderosa e amorosa.

- ORE para que tenham uma repentina consciência da maldade de seus atos. Novamente, há testemunhos de terroristas que passaram a ter pesadelos, sentimento de culpa, falta de paz, sendo incapazes de continuarem a praticar barbaridades.

- ORE para que, de forma sobrenatural, sejam restringidos no mal que intentam fazer.

- ORE para que pessoas sejam levantadas, Afegãos e estrangeiros, dispostos a demonstrar o amor e a graça de Cristo a eles.

Que os céus se abram e haja um mover sobrenatural de amor, graça e misericórdia sobre os Talibãs.
Venha teu reino, seja feita tua vontade...

bottom of page