top of page

Acerca de

WhatsApp Image 2021-05-04 at 11.31.35.jp

NOSSA HISTÓRIA

O início do ABUNA está conectado ao ministério pastoral do casal José e Val Prado em São Paulo, Brasil.

Em 2013, com 28 anos de uma abençoada e diversa caminhada ministerial, abrangendo desde a música, ensino teológico e missiológico, pastoreio, direção executiva de agências missionárias transculturais e ministérios urbanos, respondendo a um chamado de emergência, eles abrigaram uma família síria em fuga da guerra, com 18 pessoas, quatro gerações, desde os bisavós de 80 anos e bisnetos de 9 e 7 anos.

Esta foi uma experiência profundamente humana e espiritual para todos os envolvidos, pois, com muita graça e paciência, brasileiros e sírios reconheceram a sua humanidade comum apesar das enormes barreiras linguísticas e culturais. Poucas semanas depois, a família Prado abriu mão da sua posição pastoral na igreja para servir voluntariamente às novas famílias de refugiados sírios que chegavam em São Paulo.

Nos meses seguintes, várias famílias sírias foram apoiadas e acolhidas. Um pequeno sistema de boas-vindas e cuidados foi criado, com muitos voluntários se apresentando para servir. Equipes foram constituídas com diferentes responsabilidades, desde receber as famílias no aeroporto com intérpretes de árabe, até fornecer casas totalmente mobiliadas, sem custo para os refugiados.

Outros se voluntariaram para acompanhá-los no processo de retirada de documentos brasileiros, outros se dispuseram a dar aulas de português, buscar oportunidades de trabalho e ainda outros se ofereceram para cuidar da saúde física e dental das famílias. Vários amigos aderiram à iniciativa oferecendo apoio financeiro.

Em 2017 esse movimento foi registrado no Brasil como pessoa jurídica, sem fins lucrativos, denominado ABUNA, com o objetivo de catalisar apoio aos refugiados em todo o mundo.

Desde o início as ações do ABUNA se caracterizaram pelo cuidado especial, pessoal, para com todas as pessoas atendidas, independente de sua condição social, país de origem,  religião... Mesmo com limitados recursos, o ABUNA se dispôs a fazer o que outras organizações com muito mais estrutura não ofereciam, a saber, o acolhimento completo, um dos serviços mais complexos e dispendiosos dessa área. Isso exigiu muitos sacrifícios e envolveu o aprendizado de muitas lições.

Por conta disso, entre outras ações, o ABUNA se alegra de ter acolhido, até janeiro de 2024, 392 pessoas que chegaram aqui solicitando refúgio. Destes, 243 são afegãos. Hoje, colecionamos lindas histórias de superação e integração.

Essas pessoas vieram de 12 países diferentes: Palestina, Síria, Jordânia, Iraque, Egito, Iêmen, Líbia, Paquistão, Afeganistão, Congo, Haiti e Venezuela, e de origens religiosas diversas: muçulmanos, drusos, cristãos e outros sem religião.

Em 2018 abrimos uma casa de acolhimento em Maringá, e também iniciamos nosso braço de agroecologia. 

 

Em 2019 começamos a operar na Tailândia com uma casa abrigo.

Em agosto de 2023 iniciamos o processo para abrir uma nova base em Marília, interior de São Paulo. 

ENVOLVA-SE

Você sabia que sua profissão, habilidades e talentos podem ser investidos de maneira estratégica para mudar a vida de uma pessoa pra sempre? Junte-se a nós! Clique no ícone abaixo e entre em contato conosco.

bottom of page