top of page

No Brasil, 83% das mulheres vítimas de tráfico humano são usadas como objetos de exploração sexual



 

Ainda que seja pouco discutido no Brasil, o tráfico humano em terras tupiniquins é uma realidade que destrói dezenas de milhares de vidas todos os anos. Infelizmente, o número de pessoas traficadas aqui é assustador. Mais assustador ainda é saber que a maioria das vítimas são mulheres e meninas, correspondendo a cerca de 72% do número total de vítimas, segundo dados da UNODC.


Como se já não bastasse esse número enorme de mulheres e meninas vítimas de tráfico humano no Brasil, algo que causa ainda mais espanto é que 83% são traficadas com fins de exploração sexual. Um absurdo, não é?! Em outras palavras, todos os anos, mulheres e meninas são arrancadas de suas casas, famílias, sonhos e futuros para serem transformadas em meros objetos sexuais, vistas apenas como fontes de lucro para os traficantes que se aproveitam desse esquema criminoso e cruel.


Como na maioria dos casos ao redor do mundo, os traficantes que atuam no Brasil também se utilizam das vulnerabilidades de suas vítimas para conseguir seduzi-las com as mais variadas e miraculosas promessas enganosas de uma vida melhor. Tais vulnerabilidades podem ser econômicas, sociais, circunstanciais, dentre outras que expõem as vítimas a uma situação propícia à ação dos criminosos.


Ainda em relação à exploração sexual que ocorre no Brasil, no ano de 2020, a Polícia Federal identificou um aumento de quase 50% no número de pontos com risco claro de exploração sexual infantil. Isto é, segundo o atual mapa da PRF, existem, no país, cerca de 3.651 pontos perigosos, propícios à exploração sexual infantil, tanto de meninas quanto de meninos. Como você pode imaginar, muitos desses casos, infelizmente, podem ter relação com o tráfico humano.


Assim, fica claro que a prática criminosa do tráfico humano é uma realidade que precisa ser combatida incisivamente, sobretudo, por nós, Igreja de Jesus. O primeiro passo é orar pelas vítimas que estão sofrendo, com suas vidas em risco de morte, carentes de amor, cuidado e proteção. Também devemos orar para sermos a resposta desta oração, pedindo a Deus que nos use para atenuar a dor dessas vítimas.


Você quer ser resposta de oração na luta contra o tráfico humano? Conta pra gente!

2 views0 comments
bottom of page